QUE BOM, VOCÊ CHEGOU!

Meus queridos,

Seja Divino, seja Profano, sejamos nós, os dois, que bom que você veio!
Aqui, colocarei minhas impressões, fatos, comentários, pensamentos, textos interessantes de outros que fortaleçam esses elementos que em mim residem.
Meu lado místico, florescerá!
Meu lado técnico se posicionará!
E você usufruirá do meu cantinho ... o que me dá muita alegria.
Comente à vontade, se torne seguidor e compartilhe minhas ideias nas Redes Sociais.

Namastê!!!

Marcia Valéria Lira Santana



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Quantas anda sua relação com os antigos e novos pecados capitais?

Pois muito bem... e não é que me deparei pensando nisso?
Essa relação entre o fazer e ser punido,  virtude e pecado, céu e inferno, Deus e o Diabo, sempre me inquietaram.
Segundo S. Tomás de Aquino, "todo pecado se fundamenta em algum desejo natural e o homem, ao seguir qualquer desejo natural, tende à semelhança divina, pois todo bem naturalmente desejado é uma certa semelhança com a bondade divina”, e que o pecado é desviar-se da reta apropriação de um bem. Será que estamos todos condenados?
Vejo que tem se tornado rotineiro o uso da maioria dos tais pecados capitais, a saber: vaidade (ou soberba, a mãe de todos os vícios), avareza, inveja, ira, luxúria, gula e acídia (hoje substituído pelo termo, preguiça), quase que como vocabulário básico do nosso cotidiano. Será que estamos, todos, arruinados na ética do Divino?
Será que a soberba/vaidade continua sendo considerada socialmente como a mãe de todos os vícios e por ela, profanamos nossos usos e costumes?
Não vamos muito longe, porque se formos, vai dar uma "preguiça".... eita palavrinha usada e praticada nestes tempos de meu Deus.
E essa busca compulsiva pelo corpo sarado, pelo carro comprado, pelo cargo ocupado, até mesmo pela família entrosada?
Cometemos o pecado da gula pelos olhos, pois muitas vezes comemos com eles e pelo descontrole de dietas e mais dietas, assaltamos geladeiras sorrateiramente, roubando de nós mesmos a dignidade e a ética do compromisso assumido com o nosso bem estar.
 A luxúria tem sido tão praticada nas mais diversas áreas que por ela, muitas vezes somos classificados como pessoas que são um luxo e outras que são um lixo!
 Tá bem... alguém pode dizer que esse aspecto é apenas léxico. Mas o que concretamente fazemos com os "estímulos" musicais da "dança da garrafa", do "tapinha não doi" e de danças do "reboleichom", vendo a nós mesmos, por muitas vezes, treinando para isso e achando lindo, nossos filhos e netos transgredindo assim?
E a prática a avareza, aprisionando nossa capacidade de ofertar a alguém o que ele necessita. E não estou falando do vil metal, não! somos capazes de aplicarmos a avareza nos sentimentos, nos relacionamentos, tornando amarga a vida de tantos...
E por aí vai...
E esse trânsito caótico, só pra dar um exemplo que nos faz ter acessos frequentes de ira?
Daí, eu resolvi refletir em cada um desses pecados isoladamente e passarei a registrar minhas impressões ao longo dos próximos textos.
Também me permitirei refletir sobre os novos pecados capitais: a manipulação genética, o uso de drogas, a desigualdade social e a poluição ambiental, anunciados pela Igreja Católica recentemente.
Manterei meus olhos na experiência da observação humana e social, e no fenômeno de tais vícios, certamente inspirada em S. Tomás de Aquino, doutrinador dos sete pecados capitais iniciais.
Ou será tudo uma questão etológica e nada do que me referi, fere os tais pecados?
E por que, a mais de milênio, a visão ética do vício e pecado não foi alterada?
Quem aprofunda comigo?
Marcia Valéria Lira Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário