QUE BOM, VOCÊ CHEGOU!

Meus queridos,

Seja Divino, seja Profano, sejamos nós, os dois, que bom que você veio!
Aqui, colocarei minhas impressões, fatos, comentários, pensamentos, textos interessantes de outros que fortaleçam esses elementos que em mim residem.
Meu lado místico, florescerá!
Meu lado técnico se posicionará!
E você usufruirá do meu cantinho ... o que me dá muita alegria.
Comente à vontade, se torne seguidor e compartilhe minhas ideias nas Redes Sociais.

Namastê!!!

Marcia Valéria Lira Santana



quarta-feira, 2 de março de 2011

GERANDO IMPRESSÕES

Então....desde que me entendo por gente, a máxima de "a primeira impressão é a que fica" me foi introduzida quase como um dogma.
Mas aí eu fui crescendo, conhecendo, vivendo, absorvendo, amadurecendo....e hoje sei que nem tudo que "reluz é ouro" ou seja, o "terço da missa" não é bem esse, se me permitem os adágios.
Passamos a vida nos importando em sermos o que nem sempre somos ao iniciarmos algo.
Se estamos desempregados, assumimos o compromisso com o "chefe" de garantirmos a maior produção que já existiu na empresa.
Se estamos conhecendo alguém potencialmente "enamorado", seremos a pessoa mais terna e tentaremos tatear na função observação, o que o pretendido gosta ou não, para fisgarmos o futuro bem amado.
Se palestramos ou versamos opinião, tentaremos ser o mais convincente possível, com vistas a agregar seguidores e valores.
Mas esse exercício cotidiano nos faz ter duas faces. A do EU e a do que REPRESENTO.
Isso deve ser artimanha do EGO ou artifício psicossocial que nos conduz à necessidade de estrearmos bem na fita dos relacionamentos.
Mas isso se sustenta?
Esses tempos de carnaval me faz refletir sobre isso, notadamente pelas fantasias que vestimos ao longo da troça.
É possível que apenas por essa época, investidos de máscara, sejamos apenas nós perante os outros.
Na quarta-feira de cinzas, guardamos nos baús da mente e dos móveis, aquilo que escondemos ao longo do resto do ano.
A liberdade de sermos apenas nós.
Reflito nisso porque quase nunca, nem eu nem você, permanecemos idênticos, desde a impressão, do primeiro olhar, do primeiro encontro... da primeira conversa ... da primeira promessa ...do primeiro compromisso ... da primeira crise ... até que se anuncie algo que fuja do entrementes previsto ou o cotidiano nos envolva.
Aí, passamos a ser nós mesmos.
A salvo as identidades que geralmente são conhecidas como polêmicas e sinceras desde o primeiro contato e eu avalio que isso seja uma fuga tamanha, dificilmente você não se transforma com o passar do tempo de convivência.
Mas como os peixes, precisamos de iscas ou sedução para sermos capazes de enfileirarmos relacionamentos.
Então metaforicamente saúdo os "Bonecos do Recife" e todas as máscaras e disfarces fulgidias e caricatas. Elas são para nós a representação simbólica do que precisamos ter sempre para os que nos vêm e ouvem pela primeira vez e querem  apreciar.
Com experiência, paciência e vontade de estar junto, decerramos as mil faces .... comprovamos o que é real .... nos apaixonamos e confiamos nele, assim como ele o é.
Isso é sabedoria!
 Sabedoria é uma das artes do Divimo.
Máscaras são uma das facetas do Profano.
É isso.
Tiro uma máscara e registro esse pensamento.

Marcia Valéria Lira Santana

Um comentário:

  1. Suas impressões me levaram de volta a um livro que lí "hace un montón de años", de Miguel de Unamuno, intitulado "Três novelas exemplares e um prólogo". É que a impressão que desejamos deixar, a que deixamos e a que é apreendida pelo nosso interlocutor geram um "eu" completamente assimétrico e desconectado em si mesmo... Que coisa para pensar em cima do carnaval!!! Que prazer vê-la e tê-la como amiga especial.

    ResponderExcluir