QUE BOM, VOCÊ CHEGOU!

Meus queridos,

Seja Divino, seja Profano, sejamos nós, os dois, que bom que você veio!
Aqui, colocarei minhas impressões, fatos, comentários, pensamentos, textos interessantes de outros que fortaleçam esses elementos que em mim residem.
Meu lado místico, florescerá!
Meu lado técnico se posicionará!
E você usufruirá do meu cantinho ... o que me dá muita alegria.
Comente à vontade, se torne seguidor e compartilhe minhas ideias nas Redes Sociais.

Namastê!!!

Marcia Valéria Lira Santana



sábado, 28 de maio de 2011

PANIS ET CIRCENSES

Panis Et Circenses
Há bem no fundo do meu coração um saco que guarda sensações das mais diversas, provocadas por situações que vi, vivi, sonhei ou ouvi de alguém.
Uma dessas sensações vem das minhas memórias lúdicas provocadas por quando eu tinha notícias que havia um circo perto de minha casa ou na cidade que eu estivesse morando.
"Hoje tem marmelada, tem sim senhor, hoje tem palhaçada, tem sim senhor! Senhoras e Senhores, o Gran Circo" ... Chegava, desfilava nas ruas com todas os sonhos e fantasias materiais e imateriais que eles poderiam apresentar e aí, tal qual a "pomba" que voava da cartola do mágico, meu pensamento voava nos mais altos níveis de imaginação.
Como eu queria ser aquela menina que subia no elefante ou domava aqueles tigres e leões imensos ... Aquela que fazia mil malabarismos com os mais incríveis materiais, ou a mulher que cuspia fogo, se equilibrava em cordas maleáveis e a trapezista que se entregava no mais alto nível de confiança ao seu partner quando se lançava no meio do nada, em salto triplo mortal, lá no mais alto picadeiro para que ele, de cabeça para baixo, a conduzisse a um outro balanço.
Como era incrível aquele mundo de sonho e fantasia. No circo víamos que o improvável era possível e o impossível se concretizava ali, como num passe de mágica! Crianças, adultos e velhinhos, todos se embeveciam com a mesma emoção.
E era assim, a lição que o circo me deixava todas as vezes que eu o visitava. Tudo é possível, menina! Sonhos se realizam, sim! E isso foi um grande alimento em minha vida.
Como poeticamente diz Shakespeare "Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança". E no circo havia tudo isso.
E olho pra trás nas historias, contos, crônicas, artigos, poemas, sonetos e novelas que compõem minha vida e vejo grandes cenas de meu circo pessoal na maioria desses atos.
Quantas ilusões me envolveram, quanto malabarismo fiz e faço na vida, quantas mágicas apresentei, quantos leões domei, algumas vezes me atirei naqueles canhões gigantes, criando a ilusão, aos que me observavam, que fui pra sempre e, em seguida, triunfante, voltei! E as vezes em que o Globo da morte desafiou-me e eu, ali, estática, sobrevivi. E quando eu pregada na grande roda, num giro alucinante sobrevivi às facas afiadas que me lançavam e logo após esse momento, sentia e me orgulhava da sensação de ter sobrevivido ilesa do desafio, sem nenhum arranhão aparente e me curvava, orgulhosamente, aos bravos do "respeitável público" que aplaudiam de pé?
Quanta alegria eu já proporcionei, quantas lições já passei, quanto brilho e bem-estar eu doei, em quantos circos já me apresentei ...
Sinto muito a falta de algo semelhante que eu possa apresentar aos meus netos. Sei que a evolução da consciência social e humana tem alterado muitas das coisas que vivi. Por isso, circos como os que vi e com os que aprendi deixaram de existir. Lamento. Eles haverão de aprender em outras fontes. Mas o romantismo, a ilusão, o sonho e a fantasia que me permitiu ser o que sou e como sou, ahhhh, eles não mais terão.

Uma sonhadora de pés no chão, em 28 de maio de 2011.


Marcia Valéria Lira Santanaflowerdetail_a.png

Um comentário:

  1. Que inspiração!!!!!
    Realmente a nossa vida é como um circo.E no circo da vida a gente precisa sonhar, fazer muitos malabarismos, domar pessoas e suportar as idas e vindas. Infelizmente, nesse circo de gente que não consegue sobreviver, e você sobrevive.Uma lição de vida... parabéns!!! Lucínio

    ResponderExcluir