QUE BOM, VOCÊ CHEGOU!

Meus queridos,

Seja Divino, seja Profano, sejamos nós, os dois, que bom que você veio!
Aqui, colocarei minhas impressões, fatos, comentários, pensamentos, textos interessantes de outros que fortaleçam esses elementos que em mim residem.
Meu lado místico, florescerá!
Meu lado técnico se posicionará!
E você usufruirá do meu cantinho ... o que me dá muita alegria.
Comente à vontade, se torne seguidor e compartilhe minhas ideias nas Redes Sociais.

Namastê!!!

Marcia Valéria Lira Santana



quinta-feira, 5 de maio de 2011

MINHA MÃE!


Uma das condições do  humano ser Ser- Divino é a Maternidade.
Sou mãe e avó. Nesse contexto fui divinizada exponencialmente.
Ser mãe é um dom intrínseco do feminino.
 Mulheres que não se tornaram mães, não tiveram nessa vida a oportunidade de aplicar esse dom via entranhas.
 Mas esse dom  se mostra de outras formas,  via coração. E a divinação se torna a mesma. Muda a cena  mas não o Ato.
“Minha mãe”.
Basta o sentir dessas palavras mágicas para que coisas se expliquem.
Lembro ainda da primeira vez que percebi, conscientemente, a magia das palavras “minha mãe”.

Fecho os olhos, e um calor corre pelas paredes das minhas veias, circulando uma energia tão boa de segurança que me pergunto porquê não faço esse exercício quando sinto queda energética.
Para bem da verdade, minha primeira lembrança do sentido  “minha mãe”  fixou-se em mim quando eu tinha exatos 1 ano, 6 meses e 27 dias de vida. A minha mãe foi até a maternidade me trazer uma irmã: Kátia. Outras quatro vezes mais isto aconteceu. Mas naquela noite eu percebi que seu amor ecoara tão forte e intermitente em minha mente e em meu coração que nem sei  .... .não lembro de nada antes desse dia. Minha memória não registra. Mas guardei um tamanho de amor daquele dia que minha consciência nasceu junto com minha irmã .... que “minha mãe” começou a escrever sua história para comigo naquele momento. E ao contrário que normalmente as mães se preocupam com os filhos quando um novo filho entra na família, comigo aconteceu assim ... simplesmente eu a percebi, a senti, a amei e guardei comigo uma confiança e segurança tão grande que jamais esqueci.

E assim cresci.

“Minha mãe” explode num orgulho ilógico até em situações fisiológicas previstas ao ser humano, como nos primeiros passos, nas primeiras palavras, na primeira apresentação cultural da escola. E mesmo depois de décadas de vida dos filhos a “minha mãe” é capaz de, ilogicamente sentir o mesmo orgulho quando sua cria “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
“Minha Mãe”  Pula como leoa na defesa de cometimentos injustos e se flagela quando seus limites a distanciam ou a impedem de vorazmente afastar sua cria de qualquer perigo.
 “Minha mãe” transforma o sabor amargo das  lágrimas em frescor  das gotas de orvalho.
“Minha mãe” é uma criatura qualificada a conceder perdão aos erros. Alguém que acredito está afiançada para ouvir confissões, conceder atos de penitência e acima de tudo, oferecer o perdão do Divino, antes mesmo que cheguemos ao famigerado juízo final.
Percebi com meu processo de maternidade que desde o nascimento de Priscila, Tatyana, Marina e Claudinha o meu coração vive fora do meu próprio corpo e eu me tornei meio mágica. A magia se instalou em mim.
“Minha mãe” cria, recria, educa, cutuca, mata, engorda, puxa, estica, reduz, amplia, mente, erra, corrige, exige, fica fula, pula, salta, rompe, atura e costura, mete, se mete, remete, comete. Fecha os olhos, não dorme, sonha e tem a capacidade quase exclusiva e para tantos,  improvável,  de se ver feliz com a felicidade do outro. Dos filhos. Completa. Em paz. Pela cria ela cria até felicidade.

“Minha mãe” é Minha Mãe. Adelina! D. Linda, linda!
 Espero que a sua seja também.


Marcia Valéria Lira Santana, em 05/05/2011. Pra você, Mainha!!!!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Quando pensamos em mães lembramos de carinho,atenção e cuidado e existem tantas formas de cuidar de alguém de todos ou melhor no seu caso de todas.Neste dia das mães desejo que você busque dentro do seu coração todo seu AMÔR que sempre iluminou a vida de nossas filhas.

    FELIZ DIA DAS MÃES

    ResponderExcluir
  2. EU AMO A FAMÍLIA QUE CONSTRUÍ COM TADEU QUE EM CERTOS MOMENTOS É MELHOR QUE EU. AMOVOCÊTADEU!!!!

    ResponderExcluir
  3. OI, AMIGA!
    BELA MENSAGEM PARA AS MAMÃES DA NOSSA GERAÇÃO.
    FELIZ DIA DAS MÃES PARA VOCÊ TAMBÉM QUE É UMA GRAAAANDE MÃE.SAUDADES.
    AQUELE ABRAÇO!!!
    CICERA PINHEIRO.

    ResponderExcluir
  4. Amei!
    Você não é só uma ótima escritora, mas uma pessoa divina.
    Pois suas palavras me fizeram chorar. Saiu da alma a expressão de um amor que fraterno de quem guarda com carinho a quem deu-lhe a vida.
    Parabéns!

    http://www.mariajos-pedagoga.blogspot.com/

    ResponderExcluir